Prefeitura abre inscrições para novas turmas dos cursos do Pronatec

26/12/2012 / [22h:15m] - Estão abertas as inscrições aos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para 2013, oferecidos pela Prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo em pareceria com instituições como Ifro, Senai, Senac, Senar e Sest/Senat.

 MG 3688Estão abertas as inscrições aos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para 2013, oferecidos pela Prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo em pareceria com instituições como Ifro, Senai, Senac, Senar e Sest/Senat. Foram disponibilizadas um total de 10 mil e 105 vagas. As pré-matrículas estão sendo feitas no Sine municipal, localizado à Rua José do Patrocínio, nº 852, centro da cidade. Os documentos necessários são: cópia RG, CPF, titulo de eleitor, foto 3x4, comprovante de residência, comprovação de benefício recebido pelo Governo Federal como o Bolsa Família, ou estar inscrito no Cadastro Único, na secretaria municipal de Assistência Social (Semas).

 

De acordo com Eliane Silva, coordenadora de Qualificação Profissional da Semdestur, somente nesta quarta-feira (26), primeiro dia de inscrições, a estimativa era atender cerca de cem pessoas. “Nós atendemos uma média de cinquenta usuários nas primeiras horas de inscrição. E a forma como estamos realizando o atendimento, facilita o processo, pois aqui mesmo no Sine aquele que deseja fazer um curso realiza a pré matrícula e já efetiva a matrícula juntamente com os representantes das unidades ofertantes”, conta. Willian Moreira Lopes, se esdinscreveu para o curso de torneiro mecânico. “Eu espero aprender e obter uma qualificação profissional e um bom emprego. Este é o segundo curso que faço pelo programa”, comenta.

 

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo, Agnaldo Nepomuceno, boa parte dos cursos já inicia a partir de janeiro. “Espero que seja dada continuidade ao programa com o empenho que realizamos. São mais de dez mil vagas, e, se o município cumprir de forma correta essa meta, o Governo Federal pode disponibilizar, ainda neste ano, mais vagas”, disse.

 

Confira os cursos oferecidos

 

Senai -Padre Marcelo Bertolusso

 

Montador de estruturas metálicas, oxicortador a mão e máquina, caldeiraria, conformador de peças em metal, eletricista industrial, fresador em CNC e mecânico, lubrificador mecânico, mecânico manutenção em bombas hidráulicas, pintor industrial, retificador mecânico, serralheiro, soldador arco submerso, soldador eletrodo revestido, soldador MIG-MAG, soldador TIG em aço, torneiro mecânico, soldador eletricista industrial e instalador predial,

 

aEscola Senai – Construção Civil

 

Cursos de carpinteiro de obras de telhado, desenhista da construção civil, eletricista de alta e baixa tensão, encanador e instalador predial, mestre de obras, operador de máquinas de construção civil, operador de máquinas de marcenaria, pedreiro de alvenaria, pedreiro de revestimento em argamassa, pintor de obras e encanador, pedreiro de alvenaria e revestimento.

 

Sest Senat

 

Cursos de monitor de transporte escolar, cobrador de ônibus coletivo urbano, frentista de posto de gasolina, operador de empilhadeira, auxiliar de transporte de distribuição de cargas, auxiliar administrativo, bombeiro civil, operador de computador, motorista de transporte escolar, de cargas, de cargas vivas, de alimentos, operador de pá carregadeira, operador de retroescavadeira e recepcionista.

 

Senac

 

Já o Senac oferece cursos de operador de computador, cabeleireiro, maquiador, depilador, manicure e pedicure, massagista, chapista, auxiliar de cozinha, camareira, operador de caixa, garçom básico, auxiliar financeiro e de pessoal, operador de supermercado e recepcionista.

 

Ifro

 

O Instituto Federal oferece os cursos de Inglês básico, e turístico, eletricista predial, operador de computador, auxiliar administrativo e secretaria escolar.

 

Senai - Marechal Rondon

 

inscwili Almoxarife, auxiliar de recursos humanos, desenhista de produtos gráficos web, auxiliar operador de logística, em web design, confeccionador de bijuterias, desenhista de joias, joalheiro, mecânico de manutenção de motocicleta, de refrigeração de climatização domestica, e industrial, estilista, costureiro industrial de vestuário, mecânico manutenção de maquinas de costura, modelista, serigrafo, salgadeiro, auxiliar de padaria, padeiro confeiteiro, pizzaiolo, produtor de derivados do leite.

 

Senar

 

O Senar, vai ofertar cursos em diversos distritos, entre eles o de avicultor, preparação de doces e conservas, produtor de mandioca, viveirista, operador de máquinas agrícolas e tratores e artesão de biojóias.

 

Por: Rebeca Barca

Fotos: Medeiros

Fonte: http://www.portovelho.ro.gov.br/

Agnaldo 1580 - FISCALIZAÇÃO

26/09/2014

Agnaldo Nepomuceno - Porto Velho/Rondônia